sábado, 19 de junho de 2021

 NÃO SE ESQUECA DE VIVER

COM PRAZER !


I


Sejam felizes!

Desejo que  estejam capazes

De ultrapassar  

Os momentos infelizes,

E sempre continuar

A trilhar

O caminho

Do vosso sonho !


II


Que o negativismo,

O pessimismo

Não dominem

O vosso

Percurso,

O vosso 

Rumo

E apaguem

O brilho

Que há em cada olho

Vosso,

Mesmo

Que passem

Por muitas dificuldades

Em alguns momentos

Das vossas vidas!

Não desistam!

Resistam

E levantem

Cabeças,

Com esperanças!

 Sejam fortes

A fim de alcancancarem

Outros horizontes!


III


Condenem

Veementemente

A guerra 

E outras 

Atrocidades

Que impedem

Os homens

De serem

Felizes

Na face da terra!


IV

Abominem

 as cruerdades

Humanas

Que ceifam as vidas humanas

Em diversas partes do Globo:

Ucrânia,

Algélia,

Nigéria,

Síria,

Afeganistão,

Todo o Médio Oriente,

Barril de pólvora

Para uma outra 

Guerra

 E também outras partes

Quentes

Em diversos continentes

E a todos os horrendos

que privam  a felicidade 

De muitos inocentes.


V


Mas, como pedia  a todos que vivam com prazer, se alguns seres não sabem o que é isso ? Como podem ser felizes e experimentarem, gozerem os prazeres terrenos, humanos, se não são seres livres?! Se passam fomes de todas as esécies?! Erradicar esses fenómenos humanos, melhor dito, esses fenómenos desumanos, só dependem da ação de cada homem, da vontade de cada homem, de cada um de nós ! Com o esforço conjunto, com o diálogo permanente e consistente, com a solidariedade  e fraternidade entre os homens, com a justiça, podemos, " We can" fazer um mundo risonho

e com menos sofrimentos.


VI


O mundo 

Não deve ser atrofiado

E "bombardeado"

Pelos ideais que não têm 

Em conta, em consideração

à pessoa humana, ao indivíduo como o centro do mundo, o autor de toda a transformação, como a realização mais perfeita e completa da Criação, da Providência.

Toda a hegemonia, toda a supremacia político- ideológica, económico-religiosa, que menospreze o valor fulcral e vital da pessoa humana, se condena, mais tarde ou mais cedo e acabará por se sucumbir no tribunal da História!


VII


O Mundo é feito de idealistas, de utópicos, de românticos, de pragmaticos e realistas, que remediavelmente,acabam por conduzir os homens a um outro mundo airoso, justo e, pelos menos, conduzir o seu rebanho à soberania popular, ao parlamentarismo, à liberdade e a igualdade de direitos. Com palavras/, com diálogos/ frutíferos/, abertos/ e sem subterfúgios/, podemos evitar guerras/inúteis/ e fúteis/.


PÓVOA DE SANTO ADRIÂO(  PASTELARIA-CAFÉ " PÃO QUENTE"- SÁBADO- 12H12MINUTOS), 01 DE MARÇO DE 2015.


                                       KAMBAL- " NDO"(MATTOS)

Sem comentários:

Enviar um comentário