NÃO SE ESQUECA DE VIVER
COM PRAZER !
I
Sejam felizes!
Desejo que estejam capazes
De ultrapassar
Os momentos infelizes,
E sempre continuar
A trilhar
O caminho
Do vosso sonho !
II
Que o negativismo,
O pessimismo
Não dominem
O vosso
Percurso,
O vosso
Rumo
E apaguem
O brilho
Que há em cada olho
Vosso,
Mesmo
Que passem
Por muitas dificuldades
Em alguns momentos
Das vossas vidas!
Não desistam!
Resistam
E levantem
Cabeças,
Com esperanças!
Sejam fortes
A fim de alcancancarem
Outros horizontes!
III
Condenem
Veementemente
A guerra
E outras
Atrocidades
Que impedem
Os homens
De serem
Felizes
Na face da terra!
IV
Abominem
as cruerdades
Humanas
Que ceifam as vidas humanas
Em diversas partes do Globo:
Ucrânia,
Algélia,
Nigéria,
Síria,
Afeganistão,
Todo o Médio Oriente,
Barril de pólvora
Para uma outra
Guerra
E também outras partes
Quentes
Em diversos continentes
E a todos os horrendos
que privam a felicidade
De muitos inocentes.
V
Mas, como pedia a todos que vivam com prazer, se alguns seres não sabem o que é isso ? Como podem ser felizes e experimentarem, gozerem os prazeres terrenos, humanos, se não são seres livres?! Se passam fomes de todas as esécies?! Erradicar esses fenómenos humanos, melhor dito, esses fenómenos desumanos, só dependem da ação de cada homem, da vontade de cada homem, de cada um de nós ! Com o esforço conjunto, com o diálogo permanente e consistente, com a solidariedade e fraternidade entre os homens, com a justiça, podemos, " We can" fazer um mundo risonho
e com menos sofrimentos.
VI
O mundo
Não deve ser atrofiado
E "bombardeado"
Pelos ideais que não têm
Em conta, em consideração
à pessoa humana, ao indivíduo como o centro do mundo, o autor de toda a transformação, como a realização mais perfeita e completa da Criação, da Providência.
Toda a hegemonia, toda a supremacia político- ideológica, económico-religiosa, que menospreze o valor fulcral e vital da pessoa humana, se condena, mais tarde ou mais cedo e acabará por se sucumbir no tribunal da História!
VII
O Mundo é feito de idealistas, de utópicos, de românticos, de pragmaticos e realistas, que remediavelmente,acabam por conduzir os homens a um outro mundo airoso, justo e, pelos menos, conduzir o seu rebanho à soberania popular, ao parlamentarismo, à liberdade e a igualdade de direitos. Com palavras/, com diálogos/ frutíferos/, abertos/ e sem subterfúgios/, podemos evitar guerras/inúteis/ e fúteis/.
PÓVOA DE SANTO ADRIÂO( PASTELARIA-CAFÉ " PÃO QUENTE"- SÁBADO- 12H12MINUTOS), 01 DE MARÇO DE 2015.
KAMBAL- " NDO"(MATTOS)

Sem comentários:
Enviar um comentário