quarta-feira, 9 de junho de 2021

Meu único amor...

 A VIDA

SERIA BELA

SE EM CADA

VILA...


I


O que custa

Cada um fazer um pequeno,

Esforço,

Um laço

Como humano,

Para o entendimento

À nossa volta,

Evitando o conflito?!


II


Diariamente, 

Amiudadamente,

Se assiste

Querelas

Frívolas,

Sem piedade

No seio da família,

Da sociedade,

Tertúlia!


III


Para quê, irmãos?!

Por que não darmos às mãos

E vivermos em paz

No que cada um faz?

Por que se fervilha

À guerrilha

Feroz

Em cada um de nós?!


IV 


Perdemos imenso tempo,

Machucando o nosso corpo

E a nossa mente,

Esquecendo o que existe

À nossa frente,

Não resiste

A morte!


V


Toda a riqueza

Humana,

Emana

Da nossa

Pureza,

Do que cada um se sente

Para cada semelhante.


VI


O convívio

Seria um alívio

Para todos os problemas reles,

Para todos os males

Que afetam a nossa sociedade,

Que afetam a humanidade...


VI


A felicidade,

Depende

Da atitude,

Da sinceridade,

Da ombreadade 

Em que se incide

À resolução de cada tema,

De cada problema

No seu global,

No seio tribal

Ou familiar.


VII


O trono

Não é eterno

Para sicrano,

Ou para beltrano.

O destino

Cinge um pano

A cada um, para um determinado

Reinado.


VIII


O sorriso

Verídico

Em cada fisionomia,

É um passo

Autêntico

Para a autonomia

Da nossa vivência,

Da nossa existência

Como seres,

Não extraterrestres

Com muitos poderes.


IX


Neste espaço,

Faço

Um esboço,

Um troço

Que me leva a um laço

Escasso

E sem excesso

A cada sujeito,

Numa palavra, com todo o respeito.


FREAMUNDE (PAÇOS DE FERREIRA-DO - 17HORAS), 09 DE JUNHO DE 2013.


KANKAMBAL - MATTOS FERREIRA (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário