A VIDA
SERIA BELA
SE EM CADA
VILA...
I
O que custa
Cada um fazer um pequeno,
Esforço,
Um laço
Como humano,
Para o entendimento
À nossa volta,
Evitando o conflito?!
II
Diariamente,
Amiudadamente,
Se assiste
Querelas
Frívolas,
Sem piedade
No seio da família,
Da sociedade,
Tertúlia!
III
Para quê, irmãos?!
Por que não darmos às mãos
E vivermos em paz
No que cada um faz?
Por que se fervilha
À guerrilha
Feroz
Em cada um de nós?!
IV
Perdemos imenso tempo,
Machucando o nosso corpo
E a nossa mente,
Esquecendo o que existe
À nossa frente,
Não resiste
A morte!
V
Toda a riqueza
Humana,
Emana
Da nossa
Pureza,
Do que cada um se sente
Para cada semelhante.
VI
O convívio
Seria um alívio
Para todos os problemas reles,
Para todos os males
Que afetam a nossa sociedade,
Que afetam a humanidade...
VI
A felicidade,
Depende
Da atitude,
Da sinceridade,
Da ombreadade
Em que se incide
À resolução de cada tema,
De cada problema
No seu global,
No seio tribal
Ou familiar.
VII
O trono
Não é eterno
Para sicrano,
Ou para beltrano.
O destino
Cinge um pano
A cada um, para um determinado
Reinado.
VIII
O sorriso
Verídico
Em cada fisionomia,
É um passo
Autêntico
Para a autonomia
Da nossa vivência,
Da nossa existência
Como seres,
Não extraterrestres
Com muitos poderes.
IX
Neste espaço,
Faço
Um esboço,
Um troço
Que me leva a um laço
Escasso
E sem excesso
A cada sujeito,
Numa palavra, com todo o respeito.
FREAMUNDE (PAÇOS DE FERREIRA-DO - 17HORAS), 09 DE JUNHO DE 2013.
KANKAMBAL - MATTOS FERREIRA (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário