FEUDO
CONCEDIDO,
CONQUISTADO
I
Enxuguem
As lágrimas
Que vertem
Sobre
A face
Nobre,
Doce
Deste jovem,
Sobrevivendo no pântano,
E sem
Dono.
II
Procurem
As formas
De estancarem
As lágrimas
Que correm
Sobre o semblante
Deste
Jovem
Triste!
III
Tranquilo
No seu solo
Como se estivesse no colo
Materno,
O pino
A partir do qual
Se começa o treino
Do combate quotidiano
No habitat terreno.
IV
O feudo
Concedido
Pelo senhor,
O benefício
Através do qual se retira
O essencial
Para o sustento,
O mínimo que dá garantia
De sobrevivência
De toda a família
Que não detém terra própria.
V
O feudo
Concedido,
Que pode ser retirado
Em qualquer momento,
Quando
Ralha
Como senhor
Ao senhor
Menor,
Pelo incumprimento
Por parte do vassalo
Quando não tiver o zelo,
Por quaisquer burlas,
Ou quando falha
Uma das cláusulas
Estipuladas,
Acordadas
No contrato
De vassalagem,
Que ambos se comprometem.
VI
O suserano,
No seu pleno
Direito,
Põe em execução,
Em função
De cada parâmetro,
O seu entendimento
Íntegro
No que diz respeito
Ao feudo
Doado.
VII
O suserano,
No seu domínio,
Tinha como obrigação
A concessão
Do feudo
Ao vassalo,
Para a garantia
Da sua alimentação
O único meio de sobrevivência,
A proteção
De qualquer invasão.
VIII
Os deveres do vassalo
Para com o seu suserano,
Eram:
- A fidelidade,
-A ajuda militar e pecuniária
-E, por fim, o conselho.
IX
Em suma, os deveres do suserano, são os direitos
Do vassalo,
E os deveres deste,
São os direitos
Daquele.
X
A cerimónia referente
Ao contrato feudovassílico,
Reveste-se de três momentos essenciais:
1º)A Homenagem - que consiste no comprometimento do vassalo perante o suserano como o seu “homem”a partir daquele momento, sua dependência e sujeição total;
2º) O Juramento de Fidelidade – é a palavra de honra do vassalo face ao suserano, jurando ser-lhe fiel por toda a sua vida, bem como os seus descendentes, o juramento feito face às relíquias dos santos;
3º) A Investidura – é o último momento desta cerimónia, em que o suserano concede, entrega simbolicamente o feudo ao avassalo (espigas, pedaço de terras, etc).
Na nossa sociedade, a sociedade de consumo, nomeadamente as sociedades ocidentais, em que todos aspiram viver em liberdade, renunciando todas estas formas de relações de dependências entre as pessoas. Ainda bem que assim é! No entanto, o que se assiste hoje em dia, é a forma camuflada, disfarçada da Idade Média. Os que detêm poder, impõem as suas leis a seu bel prazer, a seu benefício e, são, muitas das vezes, imunes a estas leis, apesar de, nas Constituições (nacionais e internacionais) configurarem e consignarem que ninguém está acima da lei, prescrições que advogam que nenhum cidadão está acima da lei e que todos são iguais perante a mesma.
O caso flagrante na nossa sociedade, a sociedade portuguesa, é do todo- poderoso chamado Ricardo Salgado, do Sr. Dr. Ricardo Salgado, do” IMPÉRIO BES”!
Este, em vez de estar no xadrez,
Na masmorra,
Na gaiola,
Na prisão,
Está na sua mansão
Sob à guarda, a proteção
Policial
À custa de cada cidadão,
De cada contribuinte!
PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( 6ª-FEIRA-11H55 MINUTOS), 31 DE JULHO DE 2015.
KANKAMBALL (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário