RUMO
À CEGUEIRA
E AO MUTISMO,
NA MINHA TERRA ...!!!
I
Esta é a pior regressão
Da democracia
Na minha terra,
Desde o levantamento
Militar,
Em 7 de junho de 1998!
II
O País
Está regredindo
Paulatinanente,
Desde que o autoproclamado
Presidente
Umaro
Sissoco
Embaló
Chegou ao poder
Pela força das armas,
Em 27 de fevereiro
Deste ano!
III
Os cidadãos
Guineenses
Têm medo
De abrir a boca
Para disserem
Fosse
O que fosse!
Agora que foi anunciado
Oficialmente
Pelo presidente
Assaltante,
Da instalação da ditadura,
Por meio da monitorização
Dos meios de comunicação
E das redes sociais,
É que chegou,
Atingiu
O cúmulo,
O extremo
E demonstrou
Claramente a intenção,
O pendor
Do mentor
Do golpe
Na minha terra!
Aí é que ninguém
Mais fala,
Nem
Tão pouco vê
O que está à sua volta:
Os olhos
E a boca
Estão vedados,
Tapados
Para não mais verem
Falarem,
Pronunciarem
Fosse
O que fosse!
Cegos
E mudos!
IV
Não devemos
Ter medo
De dizer o que pensamos,
No mundo
Civilizado,
Democrático,
Que dispensa a lei do macaco,
Do tigre,
Do homem medíocre,
Aquele animal silvestre,
O abutre...!
A morte
Chega,
Quando a nossa sorte
Já não tem suporte;
É a nossa entrega
Atempada,
Ou anunciada
Pelo Misericordioso,
No Inferno ou no Paraíso!
V
Enquanto
Viver,
Não terei
Medo
De morrer
Por defender
O meu povo,
De lutar
Pela sua dignidade,
Pelo seu desenvolvimento,
Pela sua felicidade,
De expressar
O meu ponto
De vista,
Respeitando,
Contudo,
O dos outros,
Em todos os meandros...
VI
Respeitarei
A opinião alheia,
Porque continuarei
A obedecer a lei
Da maioria,
À democracia,
A soberania
Popular,
O que a Constituição
Estipular
Para toda a Nação,
E para cada cidadão...!
VII
Enquanto
Estiver em voga,
A República
Da droga
Na minha" tabanca",
Na minha aldeia,
Em que cada um " tá ronca
Si" força,
Em que cada um mostra a sua "mantchundade",
Em que um determinado
Grupo,
Melhor,
Bando,
Demonstra " Si mantchundade",
Através de terror
Na sua plenitude,
Na sociedade,
Jamais
O país
Terá
Uma verdadeira
Democracia,
Paz
E desenvolvimento
Social!
VIII
Todos juntos,
Vamos pedir socorro
A todas as organizações
Democráticas
Internacionais,
Aos homens de boa vontade,
Aos empresários,
Aos sindicalistas das nações
Democráticas,
Dizer-lhes que é urgente
E mormente
Atenderem,
Acudirem
O nosso apelo
Por todo o atropelo
De todas as regras básicas
E fundamentais
Do respeito
À pessoa humana,
À dignidade humana
Na Guiné -Bissau!
Amanhã,
Será muito tarde!
E vou alertando
E jamais
Resistirei
De tudo o que diz
Respeito ao meu país
E a dos meus país!
Luto,
Estou a lutar
Pelas gerações vindouras!
Continua
Br( Amadora, domingo, 1:20m), 12 de julho de 2020.
KANKAMBAL (NDO)
(Continua)
12/07/2020.
KANKAMBAL

Sem comentários:
Enviar um comentário