segunda-feira, 12 de julho de 2021

 RUMO

À CEGUEIRA 

E AO MUTISMO,

NA MINHA TERRA ...!!!


I


Esta é a pior regressão 

Da democracia

Na minha terra,

Desde o levantamento

Militar,

Em 7 de junho de 1998!


II


O País 

Está regredindo

Paulatinanente,

Desde que o autoproclamado 

Presidente

Umaro

Sissoco 

Embaló 

Chegou ao poder

Pela força das armas, 

Em 27 de fevereiro  

Deste ano!


III


Os cidadãos 

Guineenses 

Têm medo

De abrir a boca 

Para disserem

Fosse

O que fosse!

Agora que foi anunciado

Oficialmente 

Pelo presidente

Assaltante, 

Da instalação da ditadura,

Por meio da monitorização 

Dos meios de comunicação

E das redes sociais,

É que chegou,

Atingiu

O cúmulo, 

O extremo

E demonstrou 

Claramente  a intenção,

O pendor

Do mentor 

Do golpe 

Na minha terra!

Aí é que ninguém 

Mais fala,

Nem

 Tão pouco vê 

O que está à sua volta:

Os olhos

E a boca 

Estão vedados,

Tapados

Para não mais verem

Falarem,

Pronunciarem 

Fosse

O que fosse!

Cegos

E mudos!


IV


Não devemos 

Ter medo

De dizer o que pensamos, 

No mundo

Civilizado,

Democrático,

Que dispensa a lei do macaco,

Do tigre,

Do homem medíocre,

Aquele animal silvestre,

O abutre...!

A morte

Chega,

Quando a nossa sorte

Já não tem suporte;

É a nossa entrega

Atempada, 

Ou anunciada

Pelo Misericordioso,

No Inferno ou no Paraíso!

 


V


Enquanto

Viver,

Não terei

Medo 

De morrer

Por defender

O meu povo,

De lutar

Pela sua dignidade,

Pelo seu desenvolvimento,

Pela sua felicidade,

De expressar 

O meu ponto

De vista,

Respeitando,

Contudo,

O dos outros,

Em todos os meandros...


VI


Respeitarei

A opinião alheia,

Porque continuarei

A obedecer a lei

Da maioria,

À democracia,

A soberania 

Popular,

O que a Constituição 

Estipular

Para toda a Nação,

E para cada cidadão...!


VII


Enquanto 

Estiver em voga,

A República 

Da droga

Na minha" tabanca",

Na minha aldeia,

Em  que cada um " tá ronca

Si" força,

Em que cada um mostra a sua "mantchundade",

Em que um determinado

Grupo,

Melhor,

Bando,

Demonstra " Si mantchundade",

Através de terror

Na sua plenitude,

Na sociedade,

Jamais

O país 

Terá 

Uma verdadeira 

Democracia,

Paz 

E desenvolvimento

Social!


VIII


Todos juntos,

Vamos pedir socorro 

A todas as organizações 

Democráticas

Internacionais,

Aos homens de boa vontade,

Aos empresários,

Aos sindicalistas das nações

Democráticas,

Dizer-lhes que é urgente 

E mormente 

Atenderem,

Acudirem

O nosso apelo

Por todo o atropelo

De todas as regras básicas 

E fundamentais 

Do respeito

À pessoa humana,

À dignidade humana 

Na Guiné -Bissau!

Amanhã,

Será muito tarde!

E vou alertando

E jamais 

Resistirei

De tudo o que diz 

Respeito ao meu país

E a dos meus país!

Luto,

Estou a lutar 

Pelas gerações vindouras! 


Continua


Br( Amadora, domingo, 1:20m), 12 de julho de 2020.


                                    KANKAMBAL (NDO)


(Continua)


12/07/2020.


                    KANKAMBAL

Sem comentários:

Enviar um comentário