domingo, 11 de julho de 2021

 AS SAUDADES

QUE FUI AUMENTAR

AO VISITAR

A MINHA GENTE,

NAQUELAS 

LOCALIDADES,

NAQUELAS

FAVELAS...!

I


Alegre,

Apesar

De regressar

Com algo

Que me fere

No meu âmago;

A alegria

Que me cobria,

Enquanto 

Abraçava

Um sobrinho,

Um vizinho;

Enquanto

Beijava

Uma irmã,

Uma sobrinha,

Uma vizinha;

Enquanto

Apertava

A mão

A um irmão!

Confesso

Que o fazia,

Com  toda a emoção

E com um grande peso

Sobre a alma já há muito 

Vazia...!


II


Ia

Para a cama,

Mas não conseguia

Dormir,

Por aquilo que me rima,...

Me obrigava,

Me ditava,

E a mim me apetecia

Levantar

Para ir

Encontrar

Um parente

Próximo

Ou distante,

Alguém que amo

No fundo,

Alguém que tenho um amor

Profundo,

Que, durante

Muitos anos,

A dor

Cavou,

Levou,

Para outros destinos...!


III


Me dava

Vontade

De levantar,

Ir

Divagar

Lentamente,

Para frente,

Devagar,

Para os lugares

Desconhecidos,

Onde morava,

Alguém naquela localidade...

Prosseguir

A caminhada 

Solitária

Da madrugada

Nos arredores

Onde 

Pudesse,

Poderia

Encontrar

Amigos

De tempos 

Idos. ..

E "matasse"

A sede

Da saudade...!


III


Mas, enfim,

Não me levantava!

Estava

Preso

Por um peso

Grande

Que não me deixava

Satisfazer

A minha vontade

E nem sequer

Me deixava

Erguer

Para ir 

Escrever,

Ou aventurar-me até Safim,

Para ouvir

Os contos daquele senhor,

Ou adivinhas do Júnior...!


IV


Nenhum,

Em Cuntum

Madina,

Me opina

Sobre o que se passa

Em Santa Luzia,

Antula,

Plubá,

Pilum,

Granja,

São Paulo,

Caracol,

Bandim,

Bairro de AJuda,

Belém,

Bairro Militar,

Quejé

Quelelé, etc;

Ninguém, em lado nenhum,

Me informa,

Me chama

E me opina

Sobre o que se passa

Na Assembleia da República...;

O bloqueio,

O freio 

Do funcionamento

Das instituições

Políticas...;

Enquanto os " abutres",

Esses,

Continuam

A auferirem

Os seus benefícios,

Os seus vencimentos

Sem trabalharem,

Sem 

Nada fazerem

Em prol

Do povo...,

Porque o sol

Nasce

Apenas em cada face...

Daquele que ainda tem a posse...

Enquanto 

O povo

Vive

Quanto

Pôde,

Com ou sem um centavo,

Um franco!

Oh ! Que  sina!

Que pena!

A putrefação,

A podridão

Da principal instituição

Política da Nação ...!!!


V


Ai, ai, ai

Guiné

N,dessan!

O " nu fan"(1)

Comprometido

Para as gerações

Vindouras,

Pois, os irmãos "esclarecidos"

Estão de costas

Voltadas,

Devido(Pelos) seus interesses pessoais,

Por causa dos interesses próprios...!


1. Em manjaco, "O nu fan"= o dia de amanhã, em português (o futuro).


(Continua)


1. O nu fantasia, significa, o dia de amanhã, o futuro.

Lx( quarta -feira, 15h54m), 10/01/2018.


            KK( NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário