N,NA
AFRICANA
I
N,na
Africana,
Sobre
Os teus ombros,
Está toda
A responsabilidade
De toda
A comunidade,
De toda
A sociedade
E de todos
Os seus membros.
II
Atualmente
Só permanecem
No continente,
As mulheres,
Pois, os homens partem
Para outros lugares
À procura de melhores
Condições de vida.
II
O Oceano Atlântico
Oferece
Os seus melhores
Filhos,
Aqueles que não querem
Morrer pobres,
Ao Mediterrâneo,
Ao Índico,
Ao Pacífico,
Porque tudo
Carece
Deste lado:
Não há trabalhos,
E todos fogem...!
III
N,na
Africana,
Onde estão os teus meninos?
Porque escolhem
Outros destinos
Tão distantes?
IV
N,na
Africana
Onde está Unintu?!
Onde está Demba?!
Onde está N,bongo?!
Onde está Upa?!
Onde está M,baná?!
Onde está Varela
Onde está Mamadú?!
Onde está Nsinga?!
Nem sabes em que lugares
Se encontram!
Se lá trabalham!
Se ainda regressam
Um dia a casa!
IV
N,na
Africana
Não sabe,
Não percebe,
Não compreende
A vontade,
A saudade,
A sede,
A fome
Que eles têm de voltar,
Ver-te,
Abraçar-te
Fortemente,
Como tu fazias
No teu colo,
Com o teu "bambarran"!
Brandoa (sábado, 1h12m), 28 de julho de 2018.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário