KU
PURCU,
BU
TA KUMÉ
FARELO!
I
É inadimissível
Senão impossível
Aceitar que alguém
Nos maltrate
Na nossa propria terra!
Já há tempos
Fomos humilhados
E mal tatados
Pelos colonialistas,
Pelos invasores.
II
À razão
Pelo que, na nossa nação
Um cidadão,
Um concidadão
Tomou a decisão,
Que consciencialização
De cada irmão,
Era fundanental
Para a libertação
Total
Do nosso chão,
Com o objetivo de acabar com a humilhação,
E, consequentemente, com a expulsão
Do invasor,
Do agressor.
III
Ó Patria,
Quem
Diria
Que alguém
Voltaria
A apoderar-se
De novo,
E ter a posse
Do pedaço,
Não
Tão
Imenso,
Que é o nosso
Universo,
O nosso,
Àquele que é do nosso
Povo?!
IV
O" b-a-ba,
Em Buba,
Em Bruntma,
Em Bolama,
Em Nova Lamego,
Em Canchungo,
Em Canchuma,
Noutros luguares
Distantes
De Bissau,
As crianças,
Os adolescentes
Já não sabem,
Desconhecem
O que significa escola,
Incluindo os de Bula,
De incoré
De Cacine,
De Bafata,
De Gabu,
Etc.!
Já não têm,
Esperanças?!
V
Falta
Di rispitu,
Depois da grande conquista
Da independência
De nô terra
Em 1973(1974),
Volta
Conquinu porta!
I preciso pa nô lanta
Mass(mais) pa luta
Pa nô terra,
Não ku tarçadu,
Pó, lamparan ou canhong,
Má(mas) ku caneta,
Não ku arma
Na mon,
Mass(mas) pa rispita
O " império da lei",
Pa dignidade
De cada pessoa humana,
Suma cusa sagradu
Na face di terra,
Na face di mundu
Civilizadu!!!
VI
Faltang
Rispitu
Na nha próprio terra?!
Brandoa ( sábado, 16h35m), 31 de julho de 2021.
KANKAMBALL (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário