sábado, 31 de julho de 2021

 KU

PURCU,

BU

TA KUMÉ

FARELO!


I


É inadimissível

Senão impossível

Aceitar que alguém 

Nos maltrate

Na nossa propria terra!

Já há tempos

Fomos humilhados

E mal tatados 

Pelos colonialistas, 

Pelos invasores.


II


À razão 

Pelo que, na nossa nação 

Um cidadão, 

Um concidadão

Tomou a decisão,

Que consciencialização 

De cada irmão,

Era fundanental

Para a libertação 

Total 

Do nosso chão,

Com o objetivo de acabar com a humilhação, 

E, consequentemente, com a expulsão 

Do invasor, 

Do agressor.


III


Ó Patria,

Quem

Diria 

Que alguém 

Voltaria

A apoderar-se

De novo,

E ter a posse

Do pedaço,

Não 

Tão 

Imenso,

Que é o nosso

Universo,

O nosso,

Àquele que é do nosso

Povo?!


IV


O" b-a-ba,

Em Buba,

Em Bruntma,

Em Bolama,

Em Nova Lamego,

Em Canchungo,

Em Canchuma,

Noutros luguares

Distantes

De Bissau,

As crianças,

Os adolescentes 

Já não sabem,

Desconhecem

O que significa escola,

Incluindo os de Bula,

De incoré

De Cacine,

De Bafata,

De Gabu,

Etc.!

Já não têm, 

Esperanças?!


V


Falta

Di rispitu,

Depois da grande conquista

Da independência 

De nô terra

Em 1973(1974),

Volta

Conquinu porta!

I preciso pa nô lanta

Mass(mais) pa luta

Pa nô terra,

Não ku tarçadu,

Pó, lamparan ou canhong,

Má(mas) ku caneta,

Não ku arma

Na mon,

Mass(mas) pa rispita

O " império da lei",

Pa dignidade 

De cada pessoa humana,

Suma cusa sagradu

Na face di terra,

Na face di mundu

Civilizadu!!!


VI


Faltang

Rispitu

Na nha próprio terra?!


Brandoa ( sábado,  16h35m), 31 de julho de 2021.


       KANKAMBALL (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário