O BOM
DOM
DO DOM...
QUE O BUMBOLOM...
I
A luz
Do luar
Proporcionava
Que os habitantes
De uma aldeia
Recôndita
Do Chão Manjaco
Ficassem
Até às tantas
Da madrugada,
Contando
Estórias
Do Lobo
E da Lebre
(L/L ou r, r).
II
Quando
Era miúdo,
Costumava
Assistir
E ouvir
Sessões
Animadas
Em que os mais velhos
Contavam,
Relatavam
As proezas
Dos seus heróis
Escudados nas suas fortalezas
Ou na "lavoura"
Da sua mancarra.
III
Os heróis,
Sois
Vós,
Que durante a lavoura
Do arroz e da mancarra,
Foram animados,
Estimulados
Por intermédio do som
Do bumbolom,
Que elogia,
E enuncia
O bom
Dom
De um dom.
III
A façanha
De cada um
Na bolanha,
Dá um "premium"
Que se consubstancia
Na atribuição de uma "jóia,
E era "pegar"
Ou "largar".
IV
Oh! Que bom!
Quando
Se atinge um
"Boom",
Quando
Se queima
O tempo
Ou/e quando,
O tempo
Queima
O nosso corpo
E a nossa alma!
V
Ainda
Miúdo,
"Puto",
Em Quinara,
Em empada,
Em Pelundo,
Em Canchungo,
Em Nova Lamego,
Em Évora,
Já feito
Adulto,
Vinham à memória,
De quando em vez,
Mil vezes,
Cada estória
Contada
Por aqueles que eram os meus heróis.
Fertagus(Foros de Amora- Entre Campos, segunda feira, 21h26 minutos), 11/1/2016.
KAMBALL (NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário