domingo, 11 de julho de 2021

 O BOM

DOM

DO DOM...

QUE O BUMBOLOM...


I

A luz

Do luar

Proporcionava

Que os habitantes

De uma aldeia

Recôndita

Do Chão Manjaco

Ficassem

Até às tantas

Da madrugada,

Contando

Estórias

Do Lobo

E da Lebre

(L/L ou r, r).


II


Quando

Era miúdo,

Costumava

Assistir

E ouvir

Sessões

Animadas

Em que os mais velhos

Contavam,

Relatavam

As proezas 

Dos seus heróis

Escudados nas suas fortalezas

Ou na "lavoura"

Da sua mancarra.


III


Os heróis,

Sois

Vós,

Que durante a lavoura

Do arroz e da mancarra,

Foram animados,

Estimulados

Por intermédio do som

Do bumbolom,

Que elogia,

E enuncia

O bom 

Dom

De um dom.


III


A façanha

De cada um

Na bolanha,

Dá um "premium"

Que se consubstancia

Na atribuição de uma "jóia,

E era "pegar"

Ou "largar".


IV


Oh! Que bom!

Quando

Se atinge um

"Boom",

Quando

Se queima

O tempo

Ou/e quando,

O tempo

Queima

O nosso corpo

E a nossa alma!


V


Ainda

Miúdo,

"Puto",

Em Quinara,

Em empada,

Em Pelundo,

Em Canchungo,

Em Nova Lamego,

Em Évora,

Já feito

Adulto,

Vinham à memória,

De quando em vez,

Mil vezes,

Cada estória

Contada

Por aqueles que eram os meus heróis.


Fertagus(Foros de Amora- Entre Campos, segunda feira, 21h26 minutos), 11/1/2016.


                              KAMBALL (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário