domingo, 11 de julho de 2021

 A GOTA

DE ÁGUA

SOBRE.A TERRA...!


I


Adorno

Diurno,

Noturno,

Empurra o humano

Sempre em busca do que é fino

E divino

E tudo o  torna eterno

Neste nosso terreno

Idêntico a um pântano.


II


Eterno

Amor

Pelo que semeia

Ao seu redor,

Pelo apego

A cada amigo,

A cada parente,

A cada "patrício",

A cada semelhante

Que presenteia

Com um benefício

Ou um cargo, 

Com pura

Candura...!


III


Ó

 vinte

E três!

Levaste,

Levantaste

Aquele  inerte

Navegante,

Emigrante

Para um monte

Que o fez

Mais forte,

Com um horizonte

Distante,

Lés

A lés,

Dos que estão atrás

No  seu país

Sem paz,

E que muitos desconhecem

O conceito "feliz"

Onde vivem...!


IV


Sem água

Potável,

Sem luz eléctrica,

Os gaiatos,

Os novatos, 

Estudam a luz da vela,

Do candeeiro 

A petróleo,

Ou ao luar;

Não têm

Esgotos

Nem 

Saneamento básico,

Senão pelo nome.


V


A gota

De água

Que cai

Em vinte

E três,

É muito importante,

Porque faz erguer

A esperança

Daqueles que vivem diariamente

Na desgraça,

Na penúria,

Vivendo sem alegria,

Senão aparente

Na fisionomia,

No semblante

De cada ser

Carente.!!!


VI


A gota

De agua

Que cai,

Vai

À horta,

Desagua

Na lala

Daquela

Quinta

Daquela

Gruta,

Onde mais ninguém grita

E canta

A epopeia

Dos meus avós,

Dos meus antepassados...!


VII


E eu, imberbe,

Sem poder

Para valer

Àquele

Que

Sofre,

O tempo

Consome

O meu corpo

Ao saber

Que alguém

Não tem

Nada para comer

E passa fome!!!

Ou se contenta

Com " um tiro"!!!!


VIII


A gota

De água

Que atenua

A mágoa

Da(Na) minha lagoa,

Apesar de ser importante,

É insuficiente,

Porque não é assídua

E pontual

Para dar  toda a assistência;

Porque não dá cobertura

Total

E global

Na residência

Tribal

Da minha gente...!!!


E.S.(quarta-feira, 21h30m), 23/01/2019.


 KANKAMBAL (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário