sábado, 24 de julho de 2021

 A REVOLUÇÃO DE ANSUMANE

MANÉ

NA GUINÉ..!


I


Dois amigos 

De tempos 

Longos,

Tornaram-se

 Inimigos

Em campos

Opostos;

Viraram-se

As costas e os rostos:

Instalou-se

A crise

Na sociedade guineense!


II


Porquê 

Esta guerra

Entre 

Dois irmãos 

Que,

Lado

A lado,

Combateram,

Lutaram 

Nas matas

Contra

O inimigo comum, 

Contra

Os colonialistas

Portugueses?!

.


III


Na nossa terra,

Na Guiné,

Deflagrou-se a guerra

Entre "Nino " Vieira

E Ansumane

Mané, 

Em 07 de junho de 1998!


IV


Esta guerra 

Fratricida 

Desencadeada

Exclusivamente

Em "Bissauzinho",

Teve consequências 

Humanas,

Sociais

Económicas 

Nefastas

No país. 


V


O que ganhou o nosso país 

Com esta guerra?!

Depois dela, apenas o caos instalou-se no país!

A instabilidade política instalou-se definitivamente até o dua de hoje!

O país nunca mais conheceu a estabilidade política e a paz!

É a autêntica  degradação permanente do aparelho do Estado e, consequentemente,  a corrupção,  o nepotismo, numa palavra, a debandada total!

Vinte  anos de sucessivos goloes de estado, assassinatos,  intrigas,  mexerico!

O erário público depilado e esvairou-se em virtude de clientelismo e interesses pessoais! A coisa pública minou-se!

Agora, é  tempo de fazer contas a vida com a maioridade desta efeméride!


( Continua)


Amadora,  7 de junho de 2018.


                                                   KK   (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário