ÁI QUE PENA
NÔ SINA!
AI CNE
DA GUINÉ!!!
I
Uma vergonha
De todos os GUINEENSES!
CNE está comprometida!
Está corrompida!
Não sabe como responder
À impugnação
Feita por DSP!
Tenho vergonha do meu pais!!
II
Eu não sei para onde
O meu país
Se enverede!
Pelo extremismo,
Pela anarquia,
Pelo radicalismo!
Eu não sei!
Sinto muito pena
Da cena
E espetáculo
Triste
Do novo partido,
Que ameaça
A paz
E a segurança
Da NAÇÃO!
Tenho
Pena
Do meu povo!
Tenho
Pena
Do meu sonho!
III
O seu percurso
E dos seus dirigentes,
É muito duvidoso!
O que se passa no país?
Todos estão a dormir?
O PAIGC está a dormir!
Ainda não conhece
O inimigo do País,
O seu próprio inimigo?!
IV
Afinal, o nosso presidente,
DSP,
Ganhou eleições na primeira volta!
O Sissoco ou...,
Nem sequer se tinha aproximado
Do número que a CNE
Divulgou!
Que aldrabice!
Que burrice!
V
A vergonha
Na cara do coletivo
Da CNE,
É também a vergonha
Do nosso povo,
Vergpnha
Da GUINÉ!
VI
Nha MAMÉ
GUINÉ,
Porque chora?
Por causa de CNE?
Mara
Coragem
Bu dixa lambé
Na si passagem,
Na si dubriagem,
Na si bandigem!
Um dia,
Tudu quilis
Ku ka misti felicidade
Di nô povo,
Di nô terra,
É na paga
Sé culpa
Antes di é parti
Pa utru
Mundu!
Deus i garandi!
VII
Tanta confusão!
Tanta atrapalhação!
Sem nenhuma decisão
A favor
Da NAÇÃO!
Não têm
Nenhum amor
Ao povo?
Não têm
Nenhum motivo
Para trabalharem
A favor
Desse povo
Vítima?
Por que tanto drama,
Tanto problema,
Tanto enigma
A este povo,
Que alguém
Ama?!
Não acham que já chega
De tanta chaga,
De tanto tempo
No corpo
Desse povo
Lutador,
Sofredor?!
VIII
Oh! Santo Deus,
Acuda
Tanto
Sofrimento
Dos seus
Nesta vida!
O sofrimento
Que nunca
Que acaba,
Finda,
Termina!
Que anda
Na boca
De todo
O mundo,
Que todo
O mundo
Chiba:
Na China,,
Em Cuba,
Em Holanda,
Em cada
Canto
Do mundo
Por maus motivos,
Por fatores negativos...!
IX
Ai nha Guiné!
N,ka panha pé
Di bô,
Suma nha MAMÉ
Padidur,
Sufridur!
Abô
I nô
Sufrimentu
Di tudu
Tempu!
Nô
Curçon
Istá maguadu!
X
Nhu, sinhor
Deus,
Nô grande amor,
Libranu
Di tantu
Sufrimentu,
Di tantu
Dur!
Sufrimentu,
Dur
Ki nunca
I ka ta kaba,
Ki nunca
I ka ta tchiga
Si fim!!!...
(Continua)
Brandoa(Amadora, terça-feira, 00h 56 minutos), 14 de janeiro de 2020.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário