domingo, 11 de julho de 2021

 AFINAL

O IMORTAL

CABRAL,

AINDA 

SINAL?!


I


Gentalha

Que o povo ralha,

Porque apenas ladra,

Baralha

E não trabalha;

Apenas atrapalha,

Encalha

E, em tudo, falha...!


II


O povo

Queria

Alegria,

Pois, era o objetivo

Que Cabral

Previa

E não a tontaria

Que conduz a miséria,

Que hoje alastra

Em cada local

Da nossa terra!


III


Alguém

Rouba a voz

Do povo

De forma veloz,

Para não dizer, atroz,

Pelo motivo

Que convém,

Necessário,

Que é notório

E evidente,

E transmite

A angústia

E apatia

Do dia

A dia

Que o acompanha

E, logicamente,

O afasta do que sonha!


IV


" Cabral 

Ka murri",(1)

Mas se ainda não morreu,

Acabará

Por morrer

Por tristeza

Que que o arrasa

Em virtude

Da instabilidade

Política,

Pela situação caótica

E crónica

Da sua terra,

Que deixara

Há 45 anos!


V


A lição,

A moral,

A doutrina,

O ensinamento

De Cabral,

Tudo 

Foi posto

De lado,

Ao esquecimento,

Pois, o que importa

 Então,

Com o poder atual,

É " rabata-rabata"(2)

Como as aves de rapina,

Enchendo 

O seu bolso

E ser cada vez mais poderoso!


VI


Cabral

Não morreu

Apenas em Cabo Verde!

Na Guiné-Bissau,

De Pansau,

Não resta nenhum pau,

Pois, há já muito tempo

Que, definitivamente,

Felecera!

A sua alma

Precisa da paz,

Tranquilidade,

Sossego

E descanso!


VII


Porquê que Cabral

Fizera

Guerra

Na sua terra

Natal?!

Na nossa terra?!

Porquê que Cabral

Ousou

E enfrentou

O temível 

E abominável

Colonialismo

Português?!


VIII


Cabral 

Adorava

Portugal,

Amava

O seu povo,

Que tambem tinha o mesmo

Objetivo

De se desvencilhar,

De se libertar,

De se livrar

Das teias

Frias

Do colonialismo

Secular

E brutal!


IX


A orfandade

Da minha sociedade,

Se prende

Com a mediocridade

Da classe

Castrense,

Da classe política atual

Que não está a honrar os ideais de Cabral!


X


Os nossos políticos,

Hoje, são

Todos ricos,

Ou na melhor das hipóteses,,

São poucos

Os que não o são!


XI


A classe popular

Quer trabalhar,

Está a batalhar!

Vi com o meus próprios olhos

Na viagem relâmpago que fiz em dezembro findo,

Nas ruas, nas estradas, 

Nos mercados,

Nas feiras de Cutum Madina, Clelé,

Pefine, Pilum, Santa Luzia, Belém, Caracol,

Bandim, Chapa, Safim, João Landim, Có, Pelundo...etc, etc....

Tudo e todos a ferver,

A fervilhar,

Como o trilhar

E o caminhar 

De formigas...!


XII


Para que Cabral 

Volte a viver,

Para que Cabral

Continue a viver,

É preciso que os políticos

E todas as classes sociais,

A sociedade civil,

Todos os guineenses se entendam

E compreendam

O momento tão conturbado que o país está a atravessar

E todos se unam para a reconciliação

E construção( reconstrução)

Da grande Nação!


1.  Em crioulo, significa, Cabral não morreu.

2. Em crioulo, literalmente,  salve-se quem puder; usurpe, apanhe,  tire a quantidade que puder; subtraie o que puder, o que conseguir...;  é um jogo...


Amadora, (17h23minutos, Sábado), 20 de janeiro de 2018.


                                                                                                               KK(NDO

Sem comentários:

Enviar um comentário