RECORDAR
NESTE
DIA
QUE EU REFLETI
E ESCREVI.
Não
Quero que alguém
Enfie
A carapuça
Na sua cabeça!
É uma reflexão
Com uma isenção;.
É uma abordagem
Com imparcialidade!
Não tem uma cor partidária,
É uma questão
Da Pátria;
Da Nação,
Da veracidade
E da cientificidade
Do mundo da .modernidade!
(12/07/2921)
:
UM CONTO
VERÍDICO,
CIENTÍFICO
A PARTIR DE UM FACTO
HISTÓRICO..
I
Que direi
O que transmitirei
À geração
Vindoura,
Futura,
Da minha NAÇÃO,
Da minha terra,
Da minha PÁTRIA,
Eu, como professor
De História,
Com toda a exatidão
E rigor
Científico,
Sem esquecer um pouco,
Um pormenor?!
II
A História,
Faz-se com documentos,
Com fontes,
Com factos
Que provam a veracidade
Da (Na) temporalidade,
Da (Na) especialidade,
Afastando,
Eliminando
As fantasias,
As lendas,
As paixões,
As emoções,
As fábulas,
Os exageros,
As mentiras
Sob as máscaras
De histórias
Verdadeiras...
III
Como escrever,
Fazer
História
Da nossa PÁTRIA?!
O que um professor
Pode
E deve
Transmitir a um jovem
Da sua terra,
Estando sob à DITADURA,
Sob à mascara
De uma democracia?
OsValores
Da PÁTRIA,
Da NAÇÃO,
Da liberdade,
Da igualdade,
Da justiça,
Não serão mescla
Dos valores do clã
Que governa,
Que aldraba
E impõe aos seus concidadãos
O que mais lhe convém,
A fim de se perpetuar
No poder?
IV
Um professor
Fantoche
Com um peluche
Promissor
De igualdade,
De liberdade,
De fraternidade,
Mas que na realidade,
Escamoteia
A democracia,
A formação
Plena
E na plenitude
Da pessoa humana,
Sobretudo,
Quando
Está em nome
De um regime
Saido da ilegalidade,
De um golpe
De Estado,
Que não respeita
A sua Constituição,
Pisa as leis
Do PAÍS
E governa ditatorialmente
A sua gente,
A sua população!!!
V
As ideias
Expostas,
Apresentadas
Em cada artigo,
Não têm nada a ver
Com o fundamentalismo,
Com o extremismo,
Com o radicalismo
Literário,
Lançando as chamas
Que podem ter consequências
Nefastas,
Com lágrimas
Que podem cobrir muitas almas!
VI
É apenas a consciencialização
De cada cidadão,
De que é mais que tempo
Suficiente,
Acordar as consciências adormecidas
E dizer,
Basta,
Chega
Da instabilidade
Da e na nossa sociedade!
É tempo
De acordar
E acompanhar
As outras nações
Na sua evolução
E no seu desenvolvimento!
O povo precisa
Da paz,
Do sossego,
Do desenvolvimento,
Da tranquilidade
E da felicidade!
VII
Somos assim,
Porque o nosso fim,
É o recurso aos meios pacificos,
Ao diálogo
Ao respeito íntegro da Carta das Nações Unidas,
Ao respeito das regras democráticas,
Da soberania popular,
Da Constituição,
Das leis
Emanadas desta..!
(Continua)
Amadora(domingo,15h 23 minutos), 12 de julho de 2020.
KANKAMBAL

Sem comentários:
Enviar um comentário