segunda-feira, 12 de julho de 2021

 RECORDAR 

NESTE

DIA

QUE EU REFLETI

E ESCREVI.

Não

Quero que alguém 

Enfie

A carapuça

Na sua cabeça!

É uma reflexão 

Com uma isenção;.

É uma abordagem

Com imparcialidade!

Não  tem uma cor partidária,

É uma questão 

Da Pátria;

Da Nação,

Da veracidade

E da cientificidade

Do mundo da .modernidade!


(12/07/2921)


:

UM CONTO

VERÍDICO,

CIENTÍFICO 

A PARTIR DE UM FACTO

HISTÓRICO..


I


Que direi 

O que transmitirei 

À geração 

Vindoura,

Futura,

Da minha NAÇÃO, 

Da minha terra,

Da minha PÁTRIA, 

Eu, como professor 

De História, 

Com toda a exatidão

E rigor 

Científico, 

Sem esquecer um pouco,

Um pormenor?!


II


A História,

Faz-se  com documentos, 

Com fontes,

Com factos

Que provam a veracidade 

Da (Na) temporalidade, 

Da (Na) especialidade, 

Afastando,

Eliminando 

As fantasias, 

As lendas,

As paixões,

As  emoções,

As fábulas, 

Os exageros,

As mentiras 

Sob as máscaras 

De histórias

Verdadeiras...


III


Como escrever,

Fazer

História 

Da nossa PÁTRIA?!

O que um professor

Pode 

E deve 

Transmitir a um jovem

Da sua terra,

Estando sob à DITADURA,

Sob à mascara

De uma democracia?

OsValores 

Da PÁTRIA, 

Da NAÇÃO, 

Da liberdade,

Da igualdade,

Da justiça,

Não serão mescla 

Dos valores do clã

Que governa,

Que aldraba

E impõe aos seus concidadãos 

O que mais lhe convém, 

A fim de se perpetuar 

No poder?


IV


Um professor 

Fantoche

Com um peluche

Promissor

De igualdade,

De liberdade,

De fraternidade,

Mas que na realidade,

Escamoteia

A democracia,

A formação 

Plena

E na plenitude 

Da pessoa humana,

Sobretudo,

Quando 

Está em nome

De um regime

Saido da ilegalidade,

De um golpe

De Estado,

Que não respeita

A sua Constituição,

Pisa as leis

Do PAÍS 

E governa ditatorialmente

A sua gente,

A sua população!!!


V


As ideias

Expostas,

Apresentadas

Em cada artigo,

Não têm nada a ver 

Com o fundamentalismo, 

Com o extremismo,

Com o radicalismo

Literário, 

Lançando as chamas

Que podem ter consequências 

Nefastas,

Com lágrimas 

Que podem cobrir muitas almas!


VI


É apenas a consciencialização

De cada cidadão, 

De que é mais que tempo

Suficiente,

Acordar as consciências adormecidas

E dizer,

Basta,

Chega

Da instabilidade

Da  e na nossa sociedade!

É tempo 

De acordar

E acompanhar 

As outras nações 

Na sua evolução 

E no seu desenvolvimento!

O povo precisa

Da paz,

Do sossego,

Do desenvolvimento,

Da tranquilidade

E da felicidade!


VII


Somos assim,

Porque o nosso fim,

É o recurso aos meios pacificos,

Ao diálogo 

Ao respeito íntegro da Carta das Nações  Unidas,

Ao respeito das regras democráticas,

Da soberania popular,

Da Constituição,

Das leis

Emanadas desta..!


(Continua)


Amadora(domingo,15h 23 minutos), 12 de julho de 2020.


                                           KANKAMBAL

Sem comentários:

Enviar um comentário