sábado, 3 de julho de 2021

 O COMPLEXO

DE ESTARMOS EM BAIXO


I


A característica

De um ser 

De muita dica,

É exibir,

Apresentar

O máximo

Do seu carácter

Ao seu semelhante,

A o seu próximo

Não por exibicionismo,

Mas sim, pela inclusão de toda a sua parte

Integrante.


II


Quer,

Queiramos,

Quer 

Não,

No nosso âmago,

Algo

Fica amargo

Quando não

Atingirmos 

Um alvo

Do nosso objetivo.


III


Tinha um sonho

Desde pequenino,

Ou desde adolescente:

Ter muitos filhos

Como o meu pai.


IV


Mas, com o decorrer

do tempo,

Essa conceção

Foi-se esvaziando,

Foi-se despindo 

De significado

Na cabeça

Da criança 

"Ndo",

Pelas vicissitudes

Temporais,

Espaciais,

Circunstanciais,

Bem como monetárias.

No entanto, 

Estou muito

Satisfeito

E feliz  com meia "equipa"

Que tenho

Desse sonho

Que constituimos( minha mulher e eu) aqui na Europa

E espero que essa equipa

Seja feliz na  vida.


V


Temos que sonhar,

E sempre acalentar 

Sonhos

Dourados

No nosso

Percurso,

No nosso

Caminho .

Quando sentimos

Complexo

De estarmos 

Em baixo,

Não devemos 

Sentir resignados

De que estamos

 Completamente condenados

E de que nada

Podemos fazer mais pela vida.


VI

A saúde

É uma bênção,

Uma pedra angular

O  dom que Deus  concede

A cada um na sua realização 

Individual e particular,

Como criatura

Na terra!


VII


Agora,

O que sobra

Desse desiderato,

Desse sonho,

É poder estar 

Um dia rodeado

Dos meus netos,

Dos meus filhos,

Da minha querida mulher,

Gritando

E trocando 

Nomes de todos

Dissipados 

Pelo mundo

Fora!


VIII


Assim, poderei

Continuar

A aprender

Com eles

O que meu carácter

Já não consegue absorver

E contar-lhes

As minhas hsitórias,

As minhas vivências,

Correrias

E experiências

Reles,

Que infelizmente,

Os meus pais 

Não tiveram no meu país,

Naquele continente

Bastante 

Quente

Em toda a vertente.


PÓVOA DE SANTA IRIA (5ª FEIRA- 11HORAS), 02 DE JULHO DE 2015.

KANKAMBALL (NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário