sexta-feira, 2 de julho de 2021

 A  COR

DE UTIACOR


I


Sonhei 

Com Utiacor,

Sonhei 

Como gestor,

Como diretor 

Da primeira

Escola

Onde andei,

Onde aprendi

O alfabeto! 

Que bom!

E se o sonho

Me colocasse 

Nesse 

Caminho?!


II


Trago

Comigo

O amor

E a cor

De Utiacor!


III


O amor

Genuino

Do menino

Africano,

Que só ouve o toque

Do tambor

Vindo do Bandjumpôr,

Para além do Oceano

Atlântico,

Bem longe

Hoje, 

Do Chão Manjaco,

Em Baboque.


IV


O verde

Do arrozal,

Sob o sol 

Ardente,

Que emite 

Um convite 

A cada casal

De rouxinol,

De pardal,

Que, por sinal,

Também  é  um hóspede 

Que chega mais tarde

Para o banquete.


V


Eu sou a testemunha ocular 

Do lugar

Hospitaleiro,

Acolhedor

Do meu Utiacor,

O esconderijo verdadeiro

Dos deuses

De benesses,

Bastante acolhedor,

O meu Utiacor

Em Bandjumpôr,

Ou, o inverso,

Bandjumpôr 

Em Utiacor,

O lago

De sossego,

O paraíso

Dos príncipes

Para evitar(as) síncopes...!


VI


Um dia

Com saúde, 

A misericórdia 

Do Criador,

Conceder-me-á

A oportunidade

De voltar a dirigir,

A orientar 

Uma escola

No meu país,

Como, em tempos

Remotos,

Fui diretor 

Da escola em Santa Luzia,

Em Bissau...!

Oxalá !!!


(Continua)


Br( sexta-feira,  15h17m), 03/07/2020.


                                               KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário