sábado, 3 de julho de 2021

 Aos exmos srs

Presidente da Guiné-Bissau 

E o Primeiro Ministro,

Respetivamente, sr. José Mário Vaz  

E sr.Domingos Simões Pereira


I


O povo tem os olhos 

Postos nos trabalhos 

Que estão a desenvolver

Para o progresso 

Do país e da Pátria,

A fim de erradicar a miséria,

A pobreza

Instituir a justiça,

A verdadeira democracia

E liberdade 

Na nossa sociedade.


II


Irmãos, 

Mãos 

Á obra,

Para fazer

Da nossa terra,

Uma terra de sucesso

De  progresso,

De lazer,

De felicidade

Para todos,

Sobretudo, para os desfavorecidos.


III


Irmãos,

Sr. Vaz

E sr. Pereira,

A paz,

Está nas vossas mãos,

Naquela terra

De “sabura”!

Mãos

“Na lama”,

Para fazer daquela terra

Pequenina,

Mas “grande

 Na fama”,

Terra

De dignidade

Para a pessoa humana.


IV


Ponham de lado,

As querelas

Pessoais

E individuais,

Que são questiúnculas

Para o todo

Guineense!

Tirem o nosso povo

Da crise

Crónica que já vem vivendo

Há mais de uma década

E concentrem-se 

Na senda

Dum objetivo:

A sua dignidade

E sua felicidade!


V


Se ontem foram 

Os militares

Causadores

De instabilidade,

Não devem ser vós, os políticos,

Os dirigentes

Com outros horizontes,

Os novos “abutres”,

Novos ditadores,

Que instalam

Os focos

De inquietude

Na “nova” sociedade.


VI


O diálogo

É a arma

De quem ama

E estima

Todo aquele que é irmão e/ou amigo.

Ponham as instituições 

A funcionar,

Para acabar e sanar

(Tantas) As corrupções.


VII


“É a conversar,

Que a gente se entende”.

Existem instituições 

E lugares próprios

Para o diálogo,

Com o intuito de suprir

Todos os equívocos

E chegar ao entendimento

E ao consenso,

Pois, vós tendes um grande 

Compromisso

Com a Nação guineense.

Queremos esquecer

“ Luz bai,

Luz bin”

Da era dos generais,

Da Guiné dos generais.


VIIII


Todos,

Estamos esperançados

Nos projetos

Que iniciaram

E abraçaram!

Não os interrompam!

Vamos continuar esperançados

E a ter a fé 

Que V. Excelências 

Nos devolvam

A  nossa  Guiné,

“sabe

Suma mel”.


PÓVOA DE SANTO ADRIÃO( 6ª- 20H54 MINUTOS- PINGO DOCE), 03/07/2015


                                            KANKAMBALL(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário