ELEVAÇÃO
DA NOSSA NAÇÃO
AO LUXO,
DEITANDO
AO LIXO
TODO
AQUELE BICHO...
I
O pecado
Original
É todo
o mal
Vindo
Desde o nascimento
De cada sujeito.
II
Viemos ao mundo
Já cadastrados
Já com o destino
Traçado,
Não podendo
Fazer
Nada
Para o alterar,
Porque uns felizardos,
Vieram já salvos,
Outros, desgraçados,
Já estavam previamente
Condenados,
Eternamente,
Delegados...!
III
Os malefícios
Dos malfeitores,
Afetam outros seres
Nos seus benefícios...
Eu, durante
A campanha
Da segunda volta
Das eleições presidenciais,
Tinha já idetificado,
Referenciado
O eixo do mal
E os elementos
Que o compunham .
IV
Decorrido
Mais de um mês
Após a divulgação
Dos resultados,
Ainda continuam
A movimentar-se na arena,
No palco
Os mesmos,
Prejudicando
Grandemente
O nosso país,
Intervindo
E interferindo
Maliciosamente
Contra os desígnios
Do nosso pais,
Porque são demónios,
Porque não querem a paz
No país,
Porque odeiam
E invejam
Quem
Tem
Inteligencia,
O talento,
A sabediria;
Aquele que tem
O projeto
Concreto
E que convém
Para o nosso desenvolvimento
Político,
Económico,
Social
E cultural...!
V
OH MAMÉ
GUINÉ!
Mesmo chorando
A tua desdita,
A tua desgraça,
Vou cantando,
Em forma da escrita,
A tua esperança,
Porque tenho confiança
Nos homens
De bons corações,
Nos jovens
E homens
Que têm outras visões
Da modernidade
Da humanidade,
E, querem a felicidade
Dos seus povos,
E acreditam
Ser possível ,
Tirar os seus irmãos
Da escravatura,
De acabarem com a ditadura
E a censura
Da atualidade...!
VI
E, eu escravo
Do que escrevo,
Enquanto
Vivo
E vejo
Com pejo,
O sofrimento
Do meu povo,
Por causa de um sujeito,
De um ser
De mau
Carácter,
Fazendo regredir
A minha GUINÉ -BISSAU ...!
VII
As noites
Quentes,
Friorentas,
Chuvosas,
Acabam
Na minha cabeça,
Terminam
Com a minha desgraça;
Findam
Com a minha insónia,
Por causa
Da minha casa
Estar desarrumada,
Na porrada,
Nos murros,
Enquanto
Outros
Dançam,
Andam
Na paródia,
No divertimento...!
VIII
N,ka panha
Pé
De nha
GUINÉ!
Nha
Guiné,
Que alguém
TENÉ
Um sonho
De grande tamanho,
Que um homem
Acredita
Kuma i na sedu
um dia,
Um paraíso,
Uma praia,
Um lugar maravilhoso!
IX
N,na continua
Naquel sunhu
Di mininu,
De panha lua
Oki i sai na rua,
Ita odja istrelas
Na lumia suma belas
Na sucuru,
Oki i odja arcu iris,
Oki i odja céu fadjadu
Ku tudu
Cores mais bonitus
Dess mundu...
X
Ami
I suma
Quil mininu
De Bolama,
De São João,
De Nova Sintra,
De Empada
Na Tchakol,
Na Kantchuma,
Na tabanca de Biafadas,
Na festa de lutu
Ou de djambadong...!
De unal alegré...
XI
OH! QUEM
ME DERA
VOLTAR AQUELA
TERRA,
AQUELA
LALA,
QUE, ANTES DA GUEERA
COLONIAL,
FARÃ MATTUS,
COM O SEU POVO
HOMOGÉNEO,
UM NÚCLEO
DE CONVÍVIO
HARMONIOSO
ENTRE FULAS,
BIJAGÓS
MANCANHAS,
BIAFADAS
MANJACOS,
NALUS,
SUSUS
ETC, !!!
Aí, nha
MAMÉ
Na GUINÉ
Pading...!
XII
OH! TENHO SAUDADE
DA MINHA MOCIDADE,
DA MINHA JUVENTUDE,
PORQUE QUERIA
VOLTAR ÀQUELA IDADE
PARA SABOREAR A ALEGRIA
DESMEDIDA
QUE VIVERA!...
XIII
Oh GUINÉ,
Nha
MAMÉ!
Porque
Não me proporcione
Esse tempo,
Dando-me um outro corpo,
Uma outra mente,
Sã e decente,
Com um outro
Presidente,
Inteligente,
Tolerante,
Afável,
Humilde
E que harmonize
A minha sociedade
Dividida!!!?
Continuação da aula anterior...
Brandoa Amadora, domingo, 01h20 minutos), 02 de fevereiro de 2020.
KK(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário