domingo, 11 de julho de 2021

 ELEVAÇÃO 

DA NOSSA NAÇÃO 

AO LUXO,

DEITANDO

AO LIXO

TODO 

AQUELE BICHO...


I


O pecado 

Original

É todo

o mal

Vindo

Desde o nascimento

De cada sujeito.


II


Viemos ao mundo

Já cadastrados

Já com o destino

Traçado,

Não podendo

Fazer 

Nada

Para o alterar,

Porque uns felizardos,

Vieram já  salvos,

Outros, desgraçados,

Já estavam previamente 

Condenados,

Eternamente,

Delegados...!


III


Os malefícios 

Dos malfeitores,

Afetam outros seres

Nos seus benefícios...

Eu, durante

A campanha 

Da segunda volta

Das eleições presidenciais,

Tinha já idetificado,

Referenciado

O eixo do mal

E os elementos 

Que o compunham .


IV


Decorrido

Mais de um mês 

Após a divulgação 

Dos resultados,

Ainda continuam 

A movimentar-se na arena,

No palco

Os mesmos,

Prejudicando

Grandemente

O nosso país,

Intervindo

E interferindo

Maliciosamente

Contra os desígnios 

Do nosso pais,

Porque são demónios,

Porque não querem a paz

No país,

Porque odeiam

E invejam

Quem 

Tem 

Inteligencia,

O talento,

A sabediria;

Aquele que tem 

O projeto

Concreto

E que convém 

Para o nosso desenvolvimento

Político, 

Económico, 

Social 

E cultural...!


V


OH  MAMÉ 

GUINÉ!

Mesmo chorando

A tua desdita, 

A tua desgraça,

Vou cantando,

Em forma da escrita,

A tua esperança,

Porque tenho confiança 

Nos homens 

De bons corações,

Nos jovens

E homens 

Que têm outras visões 

Da modernidade

Da humanidade,

E, querem a felicidade

Dos seus povos,

E acreditam

Ser possível , 

Tirar os seus irmãos 

Da escravatura,

De acabarem com a ditadura

E a censura

Da atualidade...!


VI


E, eu escravo 

Do que escrevo,

Enquanto

Vivo

E vejo

Com pejo,

O sofrimento 

Do meu povo,

Por causa de um sujeito,

De um ser

De mau 

Carácter,

Fazendo regredir

A minha GUINÉ -BISSAU ...!


VII


As noites

Quentes,

Friorentas,

Chuvosas, 

Acabam

Na minha cabeça,

Terminam

Com a minha desgraça;

Findam

Com a minha insónia,

Por causa 

Da minha casa

Estar desarrumada,

Na porrada,

Nos murros,

Enquanto

Outros 

Dançam,

Andam 

Na paródia,

No divertimento...!


VIII


N,ka panha

Pé 

De nha

GUINÉ!

Nha

Guiné,

Que alguém

TENÉ 

Um sonho

De grande tamanho,

Que um homem

Acredita

Kuma i na sedu 

um dia,

Um paraíso,

Uma praia,

Um lugar maravilhoso!


IX


N,na continua

Naquel sunhu

Di mininu,

De panha lua 

Oki i sai na rua,

Ita odja istrelas

Na lumia suma belas 

Na sucuru,

Oki i odja arcu iris,

Oki i odja céu fadjadu

Ku tudu

Cores mais bonitus

Dess mundu...


X


Ami

I suma 

Quil mininu

De Bolama,

De São João,

De Nova Sintra,

De Empada

Na Tchakol,

Na Kantchuma,

Na tabanca de Biafadas,

Na festa de lutu

Ou de djambadong...!

De unal alegré...


XI


OH! QUEM

ME DERA

VOLTAR AQUELA

TERRA,

AQUELA

LALA,

QUE, ANTES DA GUEERA

COLONIAL,

FARÃ MATTUS,

COM O SEU POVO

HOMOGÉNEO,

UM NÚCLEO 

DE CONVÍVIO 

HARMONIOSO

ENTRE FULAS, 

BIJAGÓS  

MANCANHAS,

BIAFADAS 

MANJACOS,

NALUS,

SUSUS

ETC, !!!

Aí, nha

MAMÉ 

Na GUINÉ 

Pading...!


XII


OH! TENHO SAUDADE

DA MINHA MOCIDADE,

DA MINHA JUVENTUDE,

PORQUE QUERIA

VOLTAR ÀQUELA IDADE

PARA SABOREAR A ALEGRIA

DESMEDIDA

QUE VIVERA!...


XIII


Oh GUINÉ,

Nha

MAMÉ!

Porque

Não me proporcione

Esse tempo,

Dando-me um outro corpo, 

Uma outra mente, 

Sã e decente,

Com um outro 

Presidente,

Inteligente,

Tolerante,

Afável, 

Humilde

E que harmonize

A minha sociedade

Dividida!!!?


Continuação da aula anterior...


Brandoa Amadora, domingo, 01h20 minutos), 02 de fevereiro de 2020.


                            KK(NDO)

Sem comentários:

Enviar um comentário