O TRAJETO
FEITO...
I
O trajeto
Feito
De Bandjumpôr
Até Pelempe,
Uns poucos metros,
Um quilómetro
Aproximadamente;
Uns escassos metros
Do "Utchai Bedjame",
Era
Naquela era
O que fazíamos amiudadamente
Em cada dia..
II
Nós,
Que ainda não tínhamos
A voz,
Depois de cumprir
Os nossos deveres
Escolares,
Pastar,
Vigiar
Os arrozais
Das pragas dos pássaros,
Urgia ir
Divertir
Tomar
Banho,
Mergulhar
Na água materna
De Pelempe,
Um imperativo
Paliativo
De Bandjumpôr
Sob o olhar atento
Dos transeuntes,
Lavradores
E suas mulheres
Entre o Reino,
Côr
Baboque
E Lompath!
III
Ó que saudades
Pungentes,
Dessas localidades
Que resistem nas mentes
Daqueles miúdos,
Que hoje
São graúdos
E que se encontram bem longe!!!
IV
Pelempe,
Bandjumpôr
Utchai Bedjame,
Oásis,
Locais
Sagrados,
Divinos,
Protetores
Dos humanos
Lavradores,
Pescadores,
Mulheres
Que proporcionam
A sintonia,
A harmonia
Em cada familia,
Em cada moradia,
Em cada dia.
V
Avé,
Ó encanto
De tanto
Manto,
Trazido pelo vento
Benigno
E suave
Do Bandjumpôr,
Para cada sujeito
Residente no Reino
Em particular,
E em Utiacor,
Em geral!
VI
Me resigno
Pelo dano
Perpetrado pelo governo
Tirano,
Que deixou em abandono
Cada "hermano",
Seguindo o seu destino
Sem qualquer apoio digno.
VI
Me resigno
Pelo Estado
Caduco
E retrógrado,
Deixando
Nas mãos de beltrano,
E sicrano
Impreparado,
O erário público,
Manejando(-o)
A seu Bel prazer
E como bem entender!
Ou como quer!
VII
Local,
Quase umbilical,
Onde vivi,
Cresci
E vi
Com os meus próprios
O quanto os homens
Brios
Viviam, respeitando as suas gens
Suas origens,
Seguindo
Os bons exemplos,
Respeitos amplos,
Partilhando os bons conselhos...!
Por desenvolver...
Encosta do Sol(segunda-feira, 04h44m), 04 de fevereiro de 2019.
KANKAMBAL(NDO)

Sem comentários:
Enviar um comentário